Eu simplesmente adorei essa peças feitas para Zoo do Bronx, em Nova York, tentei achar qual foi a agência que criou, mas não achei.
Acho que aqui no Brasil faltam campanhas como esta, tudo que nos temos está muito limitado a radio, TV, revista e jornal e sabem por quê? Porque as agência aqui no Brasil têm departamentos de mídia.
o Funciona assim lá fora:
O cliente paga uma agência de publicidade somente para criar. Essa agência faz anúncios de revista, radio, TV e as tais campanhas alternativas, como esta da foto. Depois de tudo pronto o cliente contrata outra agência, na verdade um bureau de mídia, e essa empresa entra em contado com as veículos de comunicação. Ou seja o que a agência cria, não foi criado somente para a TV X ou Y, mas sim para todas. O bureau de mídia que decidirá qual veículo é mais vantajoso para o cliente. Como isso as agências de criação ficam mais livre para criar.
Como funciona aqui no Brasil:
As agências criam e elas mesmas decidem e mandam os anúncios para os veículos de comunicação. O que acontece? Os veículos de comunicação pagam para as agências o BV - bonificação de veiculação, que gira em torno de 20%. Por que a agência vai criar uma campanha alternativa de cartazes como essa do Zoo de NY, recebendo somente o que o cliente vai pagar se ela pode criar uma campanha para revista, receber do cliente e receber da revista?!
Acho que essa ligação de agência de criação com mídia limita muito os nossos criativos. Somente o Brasil e o Japão têm a cultura de ter um departamento de mídia dentro as agências de criação.
Acho que aqui no Brasil faltam campanhas como esta, tudo que nos temos está muito limitado a radio, TV, revista e jornal e sabem por quê? Porque as agência aqui no Brasil têm departamentos de mídia.
o Funciona assim lá fora:
O cliente paga uma agência de publicidade somente para criar. Essa agência faz anúncios de revista, radio, TV e as tais campanhas alternativas, como esta da foto. Depois de tudo pronto o cliente contrata outra agência, na verdade um bureau de mídia, e essa empresa entra em contado com as veículos de comunicação. Ou seja o que a agência cria, não foi criado somente para a TV X ou Y, mas sim para todas. O bureau de mídia que decidirá qual veículo é mais vantajoso para o cliente. Como isso as agências de criação ficam mais livre para criar.
Como funciona aqui no Brasil:
As agências criam e elas mesmas decidem e mandam os anúncios para os veículos de comunicação. O que acontece? Os veículos de comunicação pagam para as agências o BV - bonificação de veiculação, que gira em torno de 20%. Por que a agência vai criar uma campanha alternativa de cartazes como essa do Zoo de NY, recebendo somente o que o cliente vai pagar se ela pode criar uma campanha para revista, receber do cliente e receber da revista?!
Acho que essa ligação de agência de criação com mídia limita muito os nossos criativos. Somente o Brasil e o Japão têm a cultura de ter um departamento de mídia dentro as agências de criação.
Muito interessante!
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
eu tambem queria que proagandas no Brasil fossem feitas em fora da tv rádio e revistas.eu vi propagandas de séries de tv americanas bem criativas em outros países,como sabão em banheiros publicos e uma caiza no meio da rua com palavras estranhas pra chamra atenção.
ResponderExcluirSão as diferenças culturais e a ganacia para ganhar cada vez mais...apesar q o Brasil faz propagandas muito interessantes e criativas
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirsempre atrás como sempre... adoraria sair na rua e ver algo pintado no asfalto... ver imagens de publicidade legais sem aquela propagandada basica... adoro arte e pensar arte é uma delicia... parabens pelo blog
ResponderExcluirAhhhh é Brasil né ??
ResponderExcluirSempre estaremos um passo atrás, algo natural !
Isso porque temos propagandas legais, pois temos criadores bons, mas imagina se fizessemos como a maioria do Mundo faz ??
Seria 300 vezes melhor.
Enfim, como já disse, Brasil né.. Brasil rs
Beijos
Olha dá no mesmo. Ou é até melhor, assim como é no brasil.
ResponderExcluirPor que todos os custos já são pesquisados em uma única vez.
Mídia tem que trabalhar ao lado da criação, pois caso o contrária a criação pode elaborar algo que depois seja impossivel de ser veiculado, por falta de verba.
E outra coisa, as agências criam (sim a criação cria as peças e etc), mas quem decide onde veicular e por que veicular é a mídia, dá no mesmo ...
Abraços
Jader Araújo
PLANO B!
www.pontocriticocultural.blogspot.com
Bem, o Brasil é sem duvidas um pais um pouco atrasado na modernidade, porém acho que isso está mudando, ainda mais com a Copa do Mundo que estará aqui em 2014 onde os olhos do mundo estarão em nós.
ResponderExcluirhttp://cerebro-musical.blogspot.com
Publicidade criativa! Muito bom ficar por dentro das escolhas publicitários aqui e fora do nosso Brasil, adorei o seu blog, textos e conteúdo. Parabéns!
ResponderExcluirwww.tocou.blogspot.com
Ingride é verdade!
ResponderExcluirMais eu sou um pouco suspeito para falar, por que eu gosto da parte de mídia ...
Bjos
Jader!
Imagino como deve ser o mercado de pp em Brasilia ... deve ser dificil ...
ResponderExcluirAdoooro São Paulo, apesar de tudo ... a publicidade aqui é um tanto fora do comum ... não existe só midia na tv ...
Eles conseguem fazer algumas campanhas diferentes ...
Uma das que estão ocorrendo no momento é da construtora Gafisa (eh marketing mais ta valendo), que está usando a ferramenta de guerrilha nos bairros da cidade ... Além de ser muito divertido, chama bastante a atenção ...
Já faz um tempinho que to seguindo seu blog ...
Valeu por seguir o PLANO B!
Bjos
Jader Araújo
PLANO B!
continua ótinmo o blog
ResponderExcluirhttp://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/
http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/
http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/
http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/
http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/
http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/
http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/
http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/
http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/
http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/
http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/
http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/
Exatamente, as empresas aqui ficam muito atrás quando o assunto é marketing e publicidade, lhe faltam uma atitude que forneça uma dinâmica com o público. Mas sabe como é brasileiro neh?
ResponderExcluirAbraços!
http://tempo-horario.blogspot.com/
Gostei, bem diferente!
ResponderExcluirCriativo!
Bjs