Image Map

Lua de Mel: Dicas para a viagens ao exterior

Muitos casais apaixonados escolhem passar a Lua de Mel no exterior! Além de se preocupar com a cotação do dólar, os novinhos devem estar atentos a outros detalhes para que nada saia errado na viagem: 

PASSAPORTE: Cheque com antecedência qual a validade do seu passaporte. Em alguns países, como os Estados Unidos por exemplo, só aceitam o documento tenha mais do que seis meses de validade na data de embarque. Caso tenha algum visto com duração maior do que o passaporte, será necessário viajar com o antigo e o novo. 


VISTO: Para alguns países, ter o passaporte não basta: é preciso de visto. E você não quer perder tempo e dinheiro fazendo o visto, aqui uma lista com mais de 60 países que não exigem visto para brasileiros. 

CONEXÃO: Fique atento também ao itinerário de seus voos, pois se for preciso fazer conexão em algum país que exija o visto, você terá que providencia-lo, mesmo que o local de destino não exija. Outra sugestão interessante, principalmente se sua viagem tiver conexões, é levar ao menos uma troca de roupa. Não é algo que aconteça com frequência, mas as conexões são as vilãs nos casos de extravio de bagagem. E se isso acontecer (vamos torcer para que não) seria a salvação ter essa roupa extra com você. Aproveito para dizer que esse é o tipo de situação, onde, ter um seguro viagem, pode facilitar a sua vida.

SEGURO VIAGEM: Não é preciso ser pessimista, neurótico ou hipocondríaco e imaginar o pior dos cenários (como este da foto) para resolver contratar um seguro viagem. Imprevistos acontecem, sejam eles trágicos ou não, mas quando nos acometem em uma viagem internacional, se tornam ainda mais complicados de se resolver. Daí a importância de estar assegurado para casos de acidentes, problemas de saúde e outros inconvenientes. Um simples primeiro atendimento médico nos Estados Unidos, por exemplo, pode custar milhares de dólares caso o viajante não tenha um seguro. Já na Europa, os países que integram o Tratado de Schengen exigem que o turista tenha uma cobertura securitária mínima de 30 mil euros para despesas hospitalares para entrar no país. Seguros e assistências também oferecem cobertura para outros tipos de problemas, como extravio de bagagem e assistência jurídica.
MOEDA: Já sabe qual é a moeda do país que irá visitar? Se não for dólar ou euro, veja qual delas terá o câmbio mais favorável. Outra definição a ser feita é de que forma irá levar o dinheiro. Na maioria dos lugares, vale mais a pena fazer um cartão de débito pré-carregado já na moeda local do que levar em espécie. E por último, mas não menos importante, comunique o seu banco qual o destino e o período da viagem para habilitar o uso de seu cartão de crédito em outro país. É preciso sempre avisar para que o banco não suspeite de suas despesas e bloqueie o cartão no meio da sua viagem.

ALUGUEL DE CARRO: Entre os preparativos do seu roteiro de viagem, outro item importante é saber de antemão como se locomover no destino escolhido. Se for o caso de o transporte público não dar conta ou mesmo você estiver a fim de circular de carro, faça o aluguel de um automóvel com antecedência. Verifique ainda se o país de destino exige que o motorista tenha uma carteira de habilitação internacional. E por fim, é claro, estude os mapas e caminhos que irá percorrer, e se possível contrate também o aluguel do GPS.

VACINAS: Assim como o visto é obrigatório em alguns países, a vacina contra a febre amarela, febre tifoide e outras doenças também pode ser exigida, portanto informe-se se este é o caso do seu destino de férias. A mais comum é a da febre amarela, exigida em mais de 120 países, como África do Sul, Panamá, Bahamas e até China (veja lista completa aqui). Depois de tomar a vacina, que tem validade de dez anos, é preciso emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). No Brasil, não é obrigatório, mas dependendo da região (como é o caso dos estados Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) é aconselhável estar vacinado contra a febre amarela também.

TELEFONE: É recomendável ligar para a operadora de seu celular antes de viajar para habilitar o uso do aparelho em solo internacional. Aproveite para se informar quais os planos oferecidos pela empresa e tarifas para SMS, Internet 3G e ligações efetuadas e recebidas para não cair da cadeira quando a conta do telefone chegar. Para economizar, o mais aconselhável no caso de celulares pós-pagos é desabilitar o roaming de dados para não acabar utilizando um serviço pelo qual você não planejava pagar.

BAGAGEM: Antes mesmo de começar a separar as roupas que vai levar, fique atento ao limite de peso e tamanho da bagagem. Se for viajar em classe econômica, na América do Sul é permitido levar até 23 kg; na Europa e Estados Unidos, o limite é de duas malas de 32 kg para viagens com início no Brasil. Só tome cuidado se for fazer voos internos, pois o limite pode ser diferente nesses trechos e aí o jeito vai ser pagar pelo excesso de bagagem. Se informe com a companhia aérea que vai voar para tirar suas dúvidas e não correr o risco de ter que se livrar de algumas peças ao longo do percurso
BAGAGEM DE MÃO: É muito importante que dinheiro, documentos, eletrônicos (desde que respeitem os limites de pesos e dimensões) e outros objetos de valor, como joias, sejam transportados com você na cabine. Embalagem de liquidos ou cremes com mais de 50ml deve ser despachada na bagagem convencional. Nada de sprays e objetos cortantes nem pensar! 

PREVISÃO DO TEMPO: Antes de agendar uma viagem, é bom checar qual costuma ser a temperatura média local, se é época de chuvas ou furacões. No Caribe, por exemplo, mesmo com sol garantido quase o ano todo, de agosto a outubro já se sabe que é temporada de furacões. Ao se aproximar da data de embarque, confira novamente qual a previsão do tempo para não se surpreender com nevascas ou viradas bruscas de temperatura e levar roupas apropriadas. Se for esquiar, não subestime o frio e as necessidades do esporte - uma calça jeans não vai dar conta. É preciso ter roupas específicas (impermeáveis e quentinhas) e é bom ver isso antes de viajar, pois há muitos destinos que não têm lojas para alugar roupas, só para comprar.

AGENDA: Depois de tanto planejamento para sua viagem ser impecável, sugerimos por fim que você reúna as principais informações e documentos em uma pastinha. Nela devem estar: passagens aéreas, contrato do seguro viagem, endereço e reserva do hotel, contrato do aluguel de carro, cópias de todos os seus documentos (em caso de roubo, facilita muito ter essas cópias) e telefones úteis (Embratel, banco, empresa da bandeira do cartão etc). Caso prefira uma agenda digital, deixe os dados disponíveis em seu smartphone ou tablet

TOMADAS: Vocês esta levando aquela sua máquina fotográfica super legal e seu PC para passar as fotos todas as o Facebook, não é mesmo? E não se esqueça que países diferentes, possuem tomadas diferentes. Pesquise isso antes e leve mais de um adaptador. 

DURANTE O VOO: Outra dica, que vale ouro, é levar um par de havaianas com você na cabine. Sabe por quê? Depois de certo tempo de voo, os banheiros do avião podem ficar com o chão um tanto quanto molhado. Você, que nessa etapa da viagem, já estará de meias, não precisará calçar os sapatos novamente. Basta colocar os chinelos e voilá!
O ar condicionado do avião é cruel. Por isso, leve sempre um hidratante labial e tome bastante água para não desidratar. E como graças a ele, as coisas podem esfriar lá no alto, leve uma blusa mais quente para não passar frio.
Coloque em sua bagagem algumas gomas de mascar. Elas podem aliviar o desconforto das dores de ouvido (caso você sofra com isso), principalmente em momentos de pouso e decolagem. Remédios para enjoo, desde que recomendados pelo seu médico, também podem garantir uma viagem mais tranquila. E além deles, outros remédios de uso habitual, podem ser levados com você. Mas lembre-se que lhe poderá ser solicitado uma prescrição médica para transportá-los.

Por fim, não deixe de curtir muito a viagem ao lado do seu amor! 
 
FONTE DAS DICAS: Viagem UolBlog Zupper


28 comentários:

  1. Adorei as dicas Ingrid!
    Vou te mandar o email com as perguntas do destinos de amor..
    Beijo
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Depois de ler esse texto ai mesmo q eu desanimei de viajar pra qualquer lugar fora do Brasil kkkk eu nunca tive essa vontade e agora então ela desapareceu por completo kkk

    http://eisounoiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Su, ahhh fiquei triste com o seu comentário, não pelo que você escreveu, afinal é a sua opinião. Mas pq eu não consegui passar o que eu queria com o post. A intenção era dar dicas para facilitar a viagem e não para tirar ainda mais a sua vontade de viajar para fora!

      O Brasil tem lugares lindos, mas lá fora também! Quando vou para a fora não penso no país x ou no povo y, penso no tanto de cultura que vou adquirir (tanto quanto a que um gringo aprende quando vem para cá), nos lugares que vou conhecer, nas comidas, nas paisagens... vou ficar na torcida para que você um dia se anima a viajar para o lado de lá....

      Excluir
  3. Dicas maravilhosas amiga, post muito bom!!!

    beijooo
    amandocasandoedecorando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante do post, vai ser bem útil na lua de mel!
    Quero ir p um lugar bem frio! hahaha

    http://meuoutubro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que dicas boas Ingrid, bom para quem vai viajar já da um help e tanto (:

    Beeijos floor

    Blog: Esperando o Grande dia

    ResponderExcluir
  6. Sempre é bom lembrarmos dessas dicas! Viajar é uma delícia, mas precisamos programar tudo direitinho.
    Beijos!

    Blog da Esposa

    ResponderExcluir
  7. Quantas dicas ótima!!!

    Adorei o post. Obrigada pela visita no blog ;)

    Seguindo!

    Beijo
    http://mecasand.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu acho visto uma coisa muito acha, e burocratica. Acho que a minha dica seria bom pras pessoas investirem passar a lua de mel em pais que não é necessario. É só da uma pesquisadinha :)

    http://leitecombiscotos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. São tantos detalhes, ainda bem que tem o final feliz!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Nunca fui para o exterior e espero muito ir nos próximos anos! Ótimas dicas!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Viajar requer planejamento, nãoimporta para onde, mas sempre vale a pena. Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  12. Viajar requer planejamento, mas sempre vale a pena. Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  13. Ótimas dicas!
    Viajar pro exterior dá um medo.. tem que cuidar de cada detalhe pra aproveitar o máximo!

    Bjs
    http://www.vidadenoiva.blog.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, que demais o post... estou casada a 2 anos e sonho em mais uma lua de mel... provavelmente não para fora do Brasil mas, viajar é tudo de bom né...

    amei o blog e ja estou seguindo

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Adorei as dicas!!!

    http://nossocasamentoembh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Obrigada Ingrid, ótimas dicas :)

    Santi

    ResponderExcluir
  17. adoreeeeei o post, ótimas dicas pra quem quer viajar ao exterior *-*

    Bjsss

    http://kauedavi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Uau...ótimo post para quem vai fazer a primeira viagem internacional, né?

    Beijos,
    Gábi

    www.casareassim.com

    ResponderExcluir
  19. Oi querida Ingrid!
    Ótimas dicas, amei o post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Bem elaborado seu post!!!

    Dicas excelentes!

    giovanaefabiano.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Adorei esse post, super útil e com ótimas dicas!
    E tomara que eu possa fazer a viagem internacional de lua de mel, vamos ver, rsrsrs.
    Bjão
    Ariadne
    www.apenastrespalavras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ficar aqui na torcida para que você possa viajar!
      Depois conta aqui sobre a viagem!

      :*

      Excluir
  22. Adorei as dicas Ingrid *-*
    Estou planejando viajar para o exterior em 2015 e seu post foi muito válido para mim! Beijos

    www.cantinhodacarii.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carina,

      isso mesmo, com planejamento vamos longe e ainda economizamos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blog Dona Ingrid © Copyright 2014.I Layout por Papeterie d'amour-Design I Programação por Heart Ideas – soluções criativas.