Image Map

[Casamento] Mudar ou não mudar de nome?!

Quando estamos organizando um casamento todas as nossas escolhas são importantes, certo? Escolhemos entre o bem casado do fornecedor x ou y, que tipo de flor vamos querer na decoração, estilo da festa, temos um mundo de opções que só serão vistas no dia casamento. Mas, existe uma escolha durante os preparativos que muda as nossas vidas para sempre: É a escolha do nome!  

A alteração do Código Civil de 2002 trouxe uma novidade: ninguém é mais obrigado a acrescentar o sobrenome do cônjuge e que qualquer um dos dois poderá acrescentar o sobrenome do outro! Ou seja, você pode casar e manter o seu nome como está ou pegar o sobrenome do seu marido ou ele pegar o seu… enfim existe uma série de possibilidades em relação a alteração do nome após o casamento!

Essa é uma decisão do casal que deve ser tomada em conjunto. Os noivos devem conversar para que posteriormente não haja problemas! E não há nada certo ou errado em relação a trocas de nomes e essa escolha deve ser sinalizada no momento em que os noivos dão entrada nos proclames no casamento no cartório!
Eu já assinando com o meu novo nome!

Eu escolhi adotar o sobrenome do meu marido – Ingrid Gazzoni! ! Algumas feministas radicais pessoas falam que isso é muito ruim, pois passa um sentimento de posse do outro! Eu não acho nada disso, acho que escolhermos por livre e espontânea vontade nos tornar uma família e achei que mudando de nome (mantive os meus sobrenomes antigos) criaríamos uma nova identidade dentre de um novo núcleo familiar!   
E vocês, qual é a opinião de vocês sobre o tema?!


Na próxima segunda preparei um post sobre quais documentos e em que ordem você deve providenciar após o casamento caso a sua escolha tenha sido alterar o nome! 
beijos e bom final de semana!  

Curta nossa página no Facebook ♥ e acompanhe todas as publicações do Blog Dona Ingrid

16 comentários:

  1. Ingrid, eu casei antes dessa lei e não adotei o nome do meu marido. Não sei, eu acostumei a ser a mesma pessoa a vida inteira, não queria mudar quem eu era por conta do casamento, mas respeito totalmente quem decidiu mudar, acho que é ótimo termos opção para querer / não querer fazer isso, né?
    Adorei o post, super esclarecedor! beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Ingrid,

    Realmente trocar ou não de nome é uma decisão dificil. Eu queria ter trocado de nome. Na verdade o meu marido tem o mesmo sobrenome que o meu sobrenome do meio. Eu me chamo Joice de Oliveira da Fonseca e gostaria de ter mudado para Joice da Fonseca de Oliveira sendo que esse ultimo Oliveira seria do meu marido. Mas a guria do cartório me disse que não podia pq eu estaria só invertendo os meus sobrenomes. Fiquei brava na hora mas não falei nada.
    Fazer o q né, acabei tendo que ficar com o mesmo nome, ela não me deu outras opções.

    BJus, Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho muito legal agora não ser mais obrigado, pois a pessoa pode escolher o que deseja.
    Eu gosto do meu sobrenome, não sei se mudaria :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu também vou acrescentar o sobrenome do meu namorado. Concordo com vc na ideia de criar uma nova família.
    Mas agora fiquei bem interessada no próximo post sobre a alteração de documentos.

    bjo

    http://nossocasamentoembh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu tb mudei sem problemas!
    Tenho a mesma ideia que vc criar uma nova familia!

    Bjus

    Taty

    ResponderExcluir
  6. Achei muito bom não ser mais obrigatório.
    Quando casei passa a usar o sobrenome do marido automaticamente.
    Mas se fosse escolher hoje ainda assim usaria o sobrenome dele pois penso como você.
    E acho que não tem nada a ver com posse mais sim com a nova familia!
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Ingrid, muito legal ter posto este tópico em discussão. eu já tinha um nome bem comprido 2 nomes, sobrenome de mãe e de pai! Por este motivo não pretendia adotar o sobrenome do marido, mas ele fez questão absoluta e como não tive coragem de tirar nenhum sobrenome acabei ficando com um baita nomão, rs! Beijo!!

    ResponderExcluir
  8. Eu mudei por opçao, acrescentei o sobrenome do marido, mas respeito quem deseja não mudar,,,é isso ai a livre escolha . Sou feliz com minha escolha bjs
    www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu não sei se acrescentaria o sobrenome do meu noivo, só porque iria parecer que perdi minha identidade. Mas ele é super tranquilo nesse quesito, ele acha que eu devo escolher o que eu me sentir bem :)

    Bjs

    http://meuprimeiroapezito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ingrid!
    Gosto dessa ideia de adotar o nome do marido!!
    Pois assim eu, meu marido e meus filhos terão todos o mesmo sobrenome e afirma ainda mais sermos uma única família! Vi minha mãe adotar do meu pai e eu adotei do meu marido também!
    O casamento em si marca nossa vida para sempre e o sobrenome só fortalece esse vínculo. E hoje o homem pode adotar o sobrenome da esposa também... no caso de divórcio ambos tem a opção de abandonar o sobrenome do ex e mudar a papelada :)
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  11. Oi Ingrid, acho que é uma escolha bem pessoal mesmo, eu uso o sobrenome do meu marido mas não tirei nenhum dos meus de solteira... beijosss!!!

    ResponderExcluir
  12. Eu também acrescentei o nome do meu esposo!
    Não acho que isso mude no homem o sentimento pela mulher de querer ser mais do que ela, ou se achar superior!
    Beijos Ingrid!

    Crie Asas e Decore Sua Casa

    ResponderExcluir
  13. Ingrid, na verdade eu não sou casada, eu moro com meu namorado. Mas onde moramos é da cultura de que "juntado de fé casado é" rs. Desde que fomos morar juntos nos consideramos casados, e hoje em dia é até estranho chamá-lo de "namorado", pra mim é marido e ponto final... rs. Porém, ele quer casar no civil e eu não entendia porque dessa necessidade, e ele disse que o sonho dele era que eu adotasse o sobrenome da família dele. #FeminazisChoram kkkk

    ResponderExcluir
  14. Eu e o noivo estamos discutindo ainda sobre eu levar o sobrenome dele..mas nada ainda concreto

    ResponderExcluir
  15. Eu tb acrescentei o nome do meu marido e me tornei Gessica Morais..rs
    Mas isso vai mesmo de cada casal, ninguem pode ser obrigado a fazer nada que nao se sinta a vontade!
    Beijo
    ;)
    www.umalindapromessa.com

    ResponderExcluir
  16. Não vejo muito motivo pra isso ser polêmico...
    Acho bobagem dizer que se perde a identidade ou que cria sentimento de posse... isso não acontece com o acréscimo do sobrenome, já acontecia antes!
    Acrescentar ou não o sobrenome do marido (ou da esposa) é uma escolha muito pessoal. Ninguém é obrigado a fazer isso se não quiser. E se for imposto, é porque nem vale a pena insistir!
    Vou me casar no civil em breve e pretendo acrescentar o sobrenome do meu marido ao meu. E ele está pensando em acrescentar o meu ao dele.
    Beijo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blog Dona Ingrid © Copyright 2014.I Layout por Papeterie d'amour-Design I Programação por Heart Ideas – soluções criativas.