Image Map

Limonada ou Caipirinha?


A lei seca está fazendo um ano. O melhor texto que eu já li sobre a lei estava na revista de bordo da Oceanair. Um artigo do jornalista Alexandre Garcia:

Limonada ou Caipirinha?
A chamada lei seca, de saca não tem nada. Ela ó proíbe a mistura de álcool com volante. Não proíbe a bebida. Enquanto o país se saúda a severidade contra motoristas alcoolizados, há uma minoria furiosa. Não faz mal. Pelo menus eles têm mais um assunto com que se ocupar, enquanto bebem.
Como pai de dois jovens de 21 e 22 anos, que têm carro, vou dormir mais tranqüilo nos fins de semana. Reforçaram-se as rédeas domésticas com os freios da lei. Salve o bafômetro, esse sonífero para pais e mães.
O que muita gente não percebeu é que ficou mais barato beber com os amigos nos bares deste país tropical. E não me refiro a descontos que alguns comerciantes estão oferecendo para compensar a queda do movimento. Vejam só: se três os quatro amigos decidem festejar com copos em algum bar, e resolvem se cotiza para pegar o táxi, o transporta vai sair mais barato. Vão gastar menus de táxi do que gastariam de gasolina e outros instrumento de carros. Além disso, não vão perder tempo procurando estacionamento; vão ser deixados na porta do bar, sem risco de assalto. Não vão precisar pagar o vigia do carro, nem correr o risco de a pintura do carro ser riscada se alegarem que já pagam impostos para a policia proteger o patrimônio.
Sem carro, ninguém corre o risco arrombamento ou furto. E na hora de ir para casa, com alguns mililitros de álcool no sangue, ninguém corre o risco de atropelar ninguém ou causar um colisão e ter que responder por crime doloso; e muito menus de enfiar a cabeça num poste e a família ficar sem seguro porque o IML encontrou no sangue. Assim, a chamada lei seca gerou uma economia imensa para o bolso de quem terceirizou o volante. Mas a economia maior, imensurável, é a de vida. Donos de bares mais sagazes estão aderindo a programas de transporte de clientes. Como limão, fizerem uma limonada para manter a caipirinha.
Um alemão amigo meu disse que alguns brasileiros são muitos estranhos. “Como pode alguém ser contra uma lei que está salvando vidas?” inclusive a própria. Maluquices nossas.
Lembro-me que houve um advogado que entrou na justiça contra o cinto de segurança. Alegava que ninguém obrigá-lo a se proteger-se. Esquece que o motorista sem cinto é um perigo para os outros. Se entrar num buraco, num meio fio ou mesmo numa colisão, as mãos estarão livres para manobras de emergência: sem cinto, inconscientemente,usarias mas mãos para se segura. A propósito, você, está com o cinto ajustado e favelado?
Alexandre Garcia

6 comentários:

  1. “Como pode alguém ser contra uma lei que está salvando vidas?”
    Tem pessoas que não aceitam sair da comodidade da independencia, principalmente na hora de fazer coisas erradas ...

    Gosto de blogs que tratam de assuntos polêmicos assim como o teu, ja sou seguidor :*

    http://semideologia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Faz sentido o que a Carol disse. Leagl assuntos polêmicos.

    ResponderExcluir
  3. Boa postagem, gostei muito , no começo da lei seca , fui entrevistado por uma jornalista do Jornal da Tarde o JT, eu e mais dois amigos, estavamos bebendo em um barzinho aqui na Zona Norte de São Paulo, e falavamos que essa lei iria pegar só no começo, pois só daria certo se a fiscalização fosse efetiva...
    Bom hoje vemos que os resultados são favoraveis até certo ponto, pois eu não vi mais fiscalização em mais nenhum ponto de São Paulo...Acredito que as pessoas se consciêntizaram de não pegar seus carros depois de beber...
    Boa Postagem , obrigado pelo comentario querida!
    Beijo enorme!

    ResponderExcluir
  4. realmente é um texto interessante, o povo ta economizando muito com isso

    ResponderExcluir
  5. Se for dirigir não beba...

    Se for beber me chame...

    Voltamos de taxi!!! rs

    Mas o assunto é sério e deveria ser tratado com mais comprometimento por todos!

    Contudo é mais uma lei que não serve de nada....

    Pois não há cumprimento!

    ResponderExcluir
  6. Excelente esse texto do Alexandre Garcia! O automóvel nas mãos de pessoas irresponsáveis podem ser uma arma. Se a pessoa bebe e dirige ela deveria ter conciência de que poderá causar danos a um terceiro ou a si próprio.

    Abraço,

    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blog Dona Ingrid © Copyright 2014.I Layout por Papeterie d'amour-Design I Programação por Heart Ideas – soluções criativas.