Image Map

Os diferentes tipos da bebida que pisca!

Aposto que muitas de vocês estão comemorando que hoje é sexta-feira santa e vão aproveitar o dia de folga para pensar no almoço de domingo, não é mesmo? Anteontem eu dei a dica aqui no blog de uma almoço vegano, mas acho que além de pensarmos no cardápio temos que pensar também nas bebidas que vamos servir para os nosso convidados. Como, especialmente aqui em Brasília esses últimos dias (apesar da chuva) estão fazendo muito calor, eu pensei que o ideal seria servir um espumante ou algo assim. Dai venho a dúvida, será que eu sei a diferença entre champanhe, espumante (entre essa duas eu achava que sabia), prosecco, cava e demais variações da bebida que pisca?
Vamos descobrir quais são?
Iremos começar com a mais chique e mais famosa delas:  

Champanhe
Champanhe é o nome dado aos espumantes produzidos única e exclusivamente na região francesa de Champagne. O nome “champanhe” é protegido por lei na União Européia e só pode ser usado por produtores daquela região. Por isso são espumante mais caros do mundo. 

Exemplo: Champagne Dom Pérignon (O queridinho da Blair Waldorf) 
Valor: R$ 1.050,00 safra 2004

Prosecco
O Prosecco, por sua vez, é o nome dado aos espumantes ou frisantes produzidos nas regiões italianas de Vêneto e Friuli. O nome “prosecco” também é protegido por lei, mas a restrição quanto ao seu uso não é tão respeitada como no caso do champanhe. O prosecco é geralmente fabricado através do método charmat, o que o torna mais barato e um ótimo substituto para o champanhe.

Outros espumantes italianos muito conhecidos são o Asti (o meu favorito) da região de Piemonte, o Franciacorta da Lombardia e o Lambrusco da região de Emília-Romanha.

Cava
“Cava” também é um nome protegido por lei que se refere a espumantes produzidos em certas regiões da Espanha, especialmente na região catalunha de Pènedes. A cava é produzida através do método champenoise.

Espumante
Espumante é uma palavra em português que se refere a qualquer tipo de vinho―branco, rosé ou tinto―que passa por um segundo processo de fermentação no qual são produzidas o gás carbônico resultante dessa fermentação é liberado em forma de bolhas. As Espumantes nacionais tem tido grande destaque fora do país pela qualidade apresentada. No meu casamento eu servi uma Espumante Nacional da Casa Perini que era uma delicia. 
 
Frisante
Frisante também é uma palavra genérica que se refere aos vinhos com menos gás carbônico que os espumantes. Enquanto uma garrafa de espumante tem uma pressão interna de 5 a 6 atmosferas, uma garrafa de frisante tem uma pressão entre 1 e 2,5 atmosferas.

Sidra
A tão popular sidra não é um espumante, sequer um frisante. A sidra nada mais é que uma bebida alcoólica fermentada e gaseificada―o gás é muitas vezes inserido de forma artificial―feita a partir do suco de frutas como a maçã e o pêssego.

Já escolherem o que vão servir nessa páscoa? 

Fonte: http://abroadee.com/pt-br/2014/01/26/diferenca-entre-champanhe-e-espumante/

5 comentários:

  1. Eu amo pro seco ate mais do que champanhe
    bjos

    http://tpmamoretc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post, esclareceu muitas dúvidas super bj
    www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amei o post... algumas coisas eu sabia, mas outras não fazia ideia...
    Beijos

    http://coisasdeniquinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Ingrid tudo bem???

    Esse seu post me orientou, pois não sei nada disso... Só posso dizer que adoro frisantes!!!


    Beijinhos;
    Débora.
    http://derbymotta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei!
    Não tinha a menor ideia só sabia do do champanhe.

    Bjus

    Taty

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blog Dona Ingrid © Copyright 2014.I Layout por Papeterie d'amour-Design I Programação por Heart Ideas – soluções criativas.