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Como começar a planejar um escritório

Muita gente que trabalha em casa (como eu com o blog) nem sempre consegue trabalhar direito ou como gostaria, por causa de um ambiente pouco funcional ou devido a uma organização inadequada do escritório. Isso ocorre pela falta de planejamento ou pelo desconhecimento de dicas simples que poderiam ajudar muito. Falando nessas dicas, nós preparamos uma lista com alguns pontos a serem observados na hora de organizar o seu espaço profissional. Vamos a eles!


1. Pense: quais são as suas necessidades?

A primeira coisa é saber o que você vai precisar no escritório. Parece óbvio, mas tem muita gente que na hora de organizar o espaço vai adicionando e colocando tudo o que costumava usar num escritório corporativo. O problema é que muitas dessas coisas nem era utilizadas lá, então para quê trazê-las para casa?
Cada pessoa e cada trabalho requer necessidades específicas. Uma agenda física pode ser útil para uma pessoa, porém só vai ocupar espaço para quem usa uma agenda virtual. Um grampeador pode ser necessário para grampear documentos a serem enviados pelo correio, porém será apenas um enfeite para quem manda seus arquivos via e-mail.
Então, na hora de organizar seu escritório, anote o que realmente você usa. E depois, caso precise, é só ir comprar o material faltante. Nem sempre ficar acumulando coisas achando que serão úteis prova-se verdade. Use só o que você vai precisar no seu trabalho.
Essa dica pode parecer que se destina a compor ambientes mais minimalistas, porém não necessariamente. Você pode usar seus objetos de decoração, quadros, porta-retratos, brindes, lembrancinhas e o que quiser na decoração da sua mesa se quiser. Essa dica é mais voltada para o que será útil no seu trabalho, pois definindo isso, você pode liberar espaços para os objetos de decoração que achar melhor.

2. Qual o tipo de atmosfera que você quer?

Escritórios em cores neutras são excelentes para quem é mais prático ou trabalha com assuntos mais técnicos. Porém, para quem precisa de criatividade na hora de exercer suas funções, o ideal é optar por ambientes mais coloridos. Esse tipo de ação pode afetar o comportamento de uma pessoa, chegando até mesmo a alegrá-la. Isso tem a ver com os efeitos psicológicos das cores.

3. Tenha organizadores

Sabe quando você está com pressa para entregar um trabalho, mas o grampeador sumiu? Ou não encontra um simples clips para prender as folhas de um projeto? Esse tipo de situação pode ser evitado com um objeto organizador, como um porta-treco. Você também pode usar ganchos na mesa para pendurar maletas, bolsas ou sacolas. Pode usar palitos para fazer divisórias nas suas gavetas ou adquirir uma estrutura/forma que já venha bem dividida, bastando colocá-la na gaveta.

4. Observe a acústica do ambiente

Um dos principais problemas de se trabalhar em casa é o desvio de atenção que ocorre toda vez que alguém da família passa por perto, conversa com outras pessoas ou sai correndo pela casa. Ou mesmo quando algo ocorre na rua. Para evitar esse tipo de distração, você pode optar por instalar janelas e portas acústicas – que não deixam o som se propagar dentro do ambiente. Ou vedá-las com espuma acústica.

Em relação a outros cômodos, a decoração de apartamento - ou casa com dois ou mais andares - também pode ajudar na diminuição do barulho. Um exemplo tem a ver com os carpetes, pois a instalação deles nos ambientes abafa a propagação de ruídos pelo chão. Isso é útil quando há outro cômodo sobre o escritório.
Fonte das imagens: Pinterest

4 comentários:

  1. Oi!

    Quem trabalha em casa precisa mesmo ter um cantinho só pra isso, caso contrário é muito fácil perder o foco, né??? Nada como um escritório bem decorado e lindo!

    beijos!

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  2. Olá Ingrid!

    Primeira vez no seu blog e já vou aproveitar para te seguir rsrs.

    Quanta coisa bacana tem no seu espaço, adorei o post do seu lavabo ficou lindo!

    Venha conhecer e fazer parte do meu cantinho também.Bjinhos
    http://casadreams.blospot.com.br/

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  3. Olá Ingrid tudo bem???


    Adorei as dicas, talvez o more passe a trabalhar de casa e aí teremos que nos mudar pra uma casa maior e transformar 1 dos quartos em escritório!!!


    Beijinhos;
    Débora.
    http://derbymotta.blogspot.com.br/

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  4. Oi Ingrid!
    Ameiii... o espaço faz toda diferença né?
    Tem que ser arejado e organizado, rsrs
    Beijo

    construindominhacasaclean.com

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