Image Map

Santuário Dom Bosco



Hoje é dia de Dom Bosco, padroeiro de Brasília e da igreja que eu vou me casar!
A fundação de Brasília está ligado a um sonho de Dom Bosco em  30 de agosto de 1883. Dom Bosco, vê em sonho, aproximar-se um jovem muito amável e de beleza sobre-humana, dizendo-se seu amigo e dos Salesianos e que vinha em nome de Deus para dar-lhe um pouco de trabalho: começaram fazendo uma grande viagem pela América. Partem de trem de Cartagena na Venezuela. Atravessam regiões de densas matas e caudalosos rios, onde encontraram pessoas de estatura gigantesca. Pergunta Dom Bosco ao jovem onde estavam e ele responde: “Note bem, observe! Viajaremos ao longo da cordilheira da América do Sul”. Enquanto examinavam o mapa, a máquina apitou e o trem pôs-se em movimento. Atravessaram montanhas, bosques e planícies. Enxergavam nas vísceras das montanhas e no subsolo da terra. Tinham debaixo dos olhos as riquezas incomparáveis daqueles países, riquezas que um dia viriam a ser descobertas.
Viam numerosos filões de metais preciosos, minas inexauríveis de carvão, depósitos de petróleo extremamente abundantes. Exatamente entre os paralelos de 15° e 20° havia uma enseada bastante extensa que partia do ponto onde se formava um grande lago. Ouviu-se então uma voz: “Quando se escavarem essas minas escondidas em meio a esses montes aparecerá aqui a terra prometida que jorra leite e mel. Será uma riqueza inconcebível”.
Esse lugar entre os parelelos 15° e 20°  é atribuído por alguns intérpretes como sendo Brasília, motivo pelo qual São João Bosco, Dom Bosco, é um considerado um dos padroeiros dessa cidade brasileira.

Aproveitando essa data especial, hoje compartilhar algumas curiosidade da minha igreja! 


Construído em homenagem ao padroeiro de Brasília, São João Belchior Bosco, o Santuário tem 80 colunas de 16 metros e é decorado por vitrais em 12 tonalidades de azul. No interior, um lustre de 3,5 m de altura, formado por 7.400 peças de vidro murano, simboliza Jesus, a luz do mundo. Portas produzidas em ferro e bronze lembram a vida de Dom Bosco. Sobre a Pia Batismal, uma delicada estrutura em forma de pirâmide representa o Rio Jordão. A beleza do mármore rosa é realçada pela presença do quadro em bronze de Gianfrancesco Cerri, que mostrou com poesia o momento do batismo de Jesus.

ALTAR:
Um bloco maciço de mármore rosa, de 10 toneladas, é mesa e altar onde a presença de Cristo na Eucaristia é celebrada, como centro da fé e vida em comunidade. Ao fundo, está o Cristo Crucificado. Uma escultura de Gotfredo Traller que utilizou-se de um único tronco de cedro para entalhar a figura de Jesus. A obra tem 4,3 m de envergadura e está sobre uma cruz de 8 m.

OS VITRAIS:
Os vitrais azuis formam um harmonioso conjunto, deixando a quem vai ao Santuário a reconfortante sensação de estar sob um céu estrelado. O efeito se deve à combinação de 12 matizes de azul pontilhados de branco, que partem de tons claros num suave degrade até atingirem tons mais escuros. Em cada um dos quatro ângulos do Santuário, uma coluna de vitrais róseos complementa a suavidade do local. A combinação róseo-azul cria um ambiente de mistério interior semelhante ao das basílicas orientais. Os vitrais foram projetados por Cláudio Naves e fabricados pelo artista belga Hubert Van Doorne, em São Paulo. Cobrem Uma área de 2200 m2.

A LUMINÁRIA:
De dia, os vitrais filtram a luz do sol dando suavidade ao ambiente. À noite, o imenso lustre de 3,5 m de altura e 5 m de diâmetro é a única iluminação do Santuário. Simboliza Jesus, luz do mundo. O lustre é formado por 7400 pequenas peças de vidro Murano, que juntas pesam aproximadamente 3000 kg. Suspenso por 6 cabos de aço capazes de sustentar 6 toneladas, é obra do arquitëto Alvimar Moreira.

O SACRÁRIO:
O pão e o vinho, sinais da presença de Cristo na Eucaristia, estão representados na pintura em acrílico de Cerri. Uma base retangular em mármore rosa realça ainda mais a beleza e simplicidade da obra.

O ÓRGÃO:
Suaves melodias ecoam pelo Santuário através do órgão eletrônico Eminet 650 Classique, de origem holandesa. O instrumento é transistorizado e estereofónico, com dois teclados de cinco oitavas e uma pedaleira polifônica de 30 pedais.
Carrilhão. De hora em hora o som do carrilhão chega às casas e apartamentos próximos ao Santuário. É um som bastante familiar à comunidade. O carrilhão é eletrônico, fabricado pela empresa canadense Maas Rowe, e está programado para tocar das 7 às 22 horas.

SUBSOLO:
Outros e pesa 1000 kg e foram esculpidas pêlos artistas italianos Arrighini e Figlio. Salões destinados a cursos pastorais, reuniões e recepções festivas, aproximam ainda mais a comunidade da Igreja. São três salões: um azul, com 380 m2, um verde e outro rosa com 240 m2 cada. Podem funcionar separadamente ou interligados. No subsolo estão também a sacristia, arquivo paroquial e escritório.

ESTÁTUAS:
Duas estátuas em mármore de Garrara, Itália, lembram a familiar presença de Dom Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora, fundador e padroeira das instituições Salesianas. A imagem de Dom Bosco foi doação do Pé. Luís Ricceri, Superior Geral dos Salesianos. A de N. Sra. Auxiliadora, do benfeitor Hugo Borghi. Cada estátua mede 2 metros.

AS PORTAS:
Em cada porta há quadros, de autoria de Cerri, em alto relevo entalhados no bronze. Na fachada principal está representado o sonho de Dom Bosco. Nas laterais, visões missionárias e passagens de sua vida. As portas do Santuário levam para um ambiente de fé e recolhimento. No total são 12 portas, divididas em 3 conjuntos de 4, que junto ao altar, ao lustre e à iluminação róseo-azul celeste, buscam simbolizar o texto bíblico do Apocalipse sobre a Morada de Deus (Apocalipse 21).

9 comentários:

  1. Nossaaaaaaa q igreja mais lindaa

    http://eisounoiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que igreja linda Ingrid, boa escolha!!! Bacana a história.. Em Itaquera-SP tem uma obra chama Dom Bosco, com diversos cursos, diversas coisas para as pessoas de uma igreja e quem cuida é o Padra Rosalvino, bem bacana!!

    Beijinhos! ♥

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus essa igreja é fantástica! Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Essa igreja é linda ♥

    http://prazeremsermenina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ai flor, me mande seu email para eu mandar as perguntas!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. QUE IGREJA MARAVILHOSA , AMEI
    Beijos , Fica com Deus .
    http://sdviver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que igreja mais maravilhosa! ADOREI!
    Gostei mt do blog, bem fofo! Comecei a seguir :)
    Se puder da uma passada no meu, sou nova por aqui!
    Beijoca:*

    http://meuoutubro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Ingrid! Que igreja linda!
    Ahhhh vc vai ser muito feliz querida.
    Fiquei muito contente em receber vc no meu cantinho, quando puder venha ver as novidades.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nossa que igreja linda...nao conhecia
    bjo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blog Dona Ingrid © Copyright 2014.I Layout por Papeterie d'amour-Design I Programação por Heart Ideas – soluções criativas.