Image Map

Dona Ingrid Viaja - Cuba!

Eu ainda tinha mais um post sobre Curaçao, mas achei que se não fizesse logo uma postagem sobre Cuba vocês iriam morrer de ódio! Então senta que lá vem história!
Bem, quando começamos a planejar essa viagem iramos apenas para Curaçao e assim que convidamos os pais do Gui para ir junto com a gente, eles deram a ideia de visitarmos outra ilha do Caribe além de Curaçao, pois essa eles já conheciam. Começamos a pesquisar e paramos em Cuba com aquela dúvida, ir ou não ir. Criamos coragem e fomos.
Já adianto que Cuba é um pais lindo, com diversas riquezas e com um povo muito alegre e festeiro. Mas que infelizmente vivem sob um sistema que lhe tira a liberdade. O curioso desta viagem foi comparar as duas ilhas - Cuba e Curaçao - pois uma é capitalista e outra comunista e infelizmente (para nós) ambas com pequenos detalhes melhores do que o Brasil.
A população de Cuba é extremamente bem instruída, a nosso guia, Érica, era dentista e segunda ela, uma semana de trabalho como guia ela ganhava mais do que se trabalhasse um mês como dentista. Isso por que ela teria que trabalhar para o governo e não poderia ter o seu próprio consultório. Não desmerecendo a profissão de guia, mas é triste pensar que o governo gastou dinheiro, investiu na educação dela e por conta do próprio governo não terá o retorno deste investimento.
Mas vamos ao que interessa, a viagem. Chegamos em Cuba já de noite e resolvemos ir direto para o hotel descansar pois o dia seguinte seria longo.
Saímos do hotel de manhã cedo em direção à Havana Velha e no caminho passamos de carro pelo centro de Havana. O centro da cidade já foi um local muito lindo, mas hoje em dia as construções antigas foram tomadas por pessoas que não tem onde morar e que o governo não conseguiu dar um casa.
Na época da revolução de 59 (revolução para alguns, golpe para outros...) o governo tomou todas as propriedade particulares, deixando apenas as casa em posse dos cubanos, mas como algumas pessoas não tinham casa própria e como nesse tempo a população cresceu e praticamente não existe construção civil (está voltando ao poucos) muitas famílias tiveram que ir morar nesses antigos prédios comerciais tomados pelo governo.

Havana velha é o bairro mais turístico da cidade e bem mais conservado que o centro de havana. Segundo a nossa guia, desde que o Raul Castro assumiu o governo no lugar do seu irmão, Fidel Castro, a cidade e o país melhoraram muito, pois Raul esta promovendo diversas mudanças, como permitindo que cubanos abram pequenos negócios, como restaurantes em sua grande maioria, e reformando grande monumentos da cidade que estavam abandonados. 

Centro de Havana


Havana Velha: Esse é o bairro mais turístico da cidade. Ai está o capitólio em reforma.  

Opera de Havana. Ainda em reforma e não pudemos entrar.

Praça Velha:  uma das mais bem cuidadas da cidade com vários restaurantes particulares. 

Dica: Apesar de mais baratos os restaurantes do governo são bem piores, só coma em "paladares" que são como eles chamam os bares e restaurantes particulares. 
No Palar com a nossa guia, Erica e o motorista Julio. 
Em Cuba é sim possivel tomar Coca-Cola em alguns lugares (fabricados no México), mas tomar Coca-Cola em Cuba seria quase um crime, então eu optei por tomar Tu Kola fabricada pelo governo é claro. 

No final da tarde o calor era grande, então paramos para tomar um cervejinha. Em Cuba o governo só produz dois tipos de cerveja, uma mais forte para garotas e outra mais fraca para os garotas, (isso segundo os próprios cubanos). E até que esse Fidel sabe fazer cerveja! 

Bem, até agora o que acharam de Cuba? Era isso, que vocês imaginavam? Confesso que a cidade me surpreendeu muito! Mas agora vou parando por aqui para deixar voces com gostinho de quero mais

19 comentários:

  1. Nossa, eu imaginei que Cuba era super feio..rs

    Beijo
    ;)
    www.umalindapromessa.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ingrid,

    Gostei de conhecer um pouquinho da cultura de Cuba.

    Bjus, boa semana

    ResponderExcluir
  3. Oii!

    As ruas e praças estão limpinhas mesmo nas fotos, nenhum papel no chão! Isso é bom =)
    Vc foi pra Varadero tbm ou só ficou em Havana?

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Ingrid tudo bem???

    Tenho muita vontade de conhecer países comunistas, acho que o choque de realidade é absurdo e nos faz dar valor a nossa liberdade!!!

    Adorei as fotos!!!


    Beijinhos;
    Débora.
    http://derbymotta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nunca pensei em ir pra Cuba, parece uma cultura tão diferente hahahaha gostei das fotos ♥
    www.hicultura.com

    ResponderExcluir
  6. Que bom saber um pouco mais sobre Cuba.
    Vc. está linda. E esse seus cabelos....maravilhosos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Ingrid!
    Que fotos lindas, Cuba parece ser bem interessante.

    Beijinhos

    http://que-ridorefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. O centro é bem feio, mas o Brasil tb tem cidades turísticas com lugares (menos turísticos) horríveis! Quero ver todo o seu relato da viagem para formar uma opinião, mas a princípio acho que não teria coragem de ir a Cuba.
    Beijos

    www.casadissima.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Adorei conhecer um pouquinho mais dessa pais que tanto me fascina. Estou na expectativa pelo restante dos relatos, rss.
    Bjs,
    Vania

    ResponderExcluir
  10. Também imaginava que era feio. Surpresa! Lindas fotos!
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Viajar é sempre gratificante,e eu amo conhecer outras culturas.
    As fotos ficaram lindas.
    bjs!

    ResponderExcluir
  12. Adorei o seu post!!! Nunca tive curiosidade de ir a Cuba, mas sei que é um país lindo. Já conversei com pessoas que conheceram, fizeram cursos, tiveram contato com médicos, músicos, etc. e sempre falaram muito bem do povo e das belezas naturais do país. É ótimo saber que com o novo governo algumas coisas estão começando a mudar.

    ResponderExcluir
  13. Adoro seus posts de viagem! Da uma vontade de sair viajando por ai todo final de semana...rs

    Beijo
    http://casarsemdesleixar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. OLá adorei o post e conhecer mais um pouco sobre Cuba. Muito legal poder ver pois sempre imaginamos muita coisa né bjs
    www.antestardedoquenunca1.blogpsot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Ingrid... Cuba é um lugar que eu não nunca tinha pensado em conhecer, está lá no fim da minha lista, rsrsrs Beijosss!!!

    ResponderExcluir
  16. great, have a nice week! :)

    http://itsmetijana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Ingrid!
    Coisa boa viajar!!!
    Mas triste história da dentista, realmente um governo comunista é lamentável... por isso nada me atrai nesse país e como disse a Jane, está no fim da minha lista também, rsrs
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  18. Olá Ingrid!!!
    Aproveita mesmo moça!
    Então, nunca pensei em conhecer Cuba, é um país fechado em si, tem uma certa precariedade, mas muito lindo os lugares que vocês estão conhecendo, essas belezas naturais, muito legal, é bom para a gente pensar diferente, né?
    Bom fim de semana.
    Beijos
    Estael

    ResponderExcluir
  19. Olá!!!

    Que bacana :D

    Beijinhos

    http://projetoapartamento204.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blog Dona Ingrid © Copyright 2014.I Layout por Papeterie d'amour-Design I Programação por Heart Ideas – soluções criativas.