Image Map

Decoração de banheiros pequenos e lavabos

O último post eu mostrei aqui as mudanças que eu fiz no meu lavabo e queria aproveitar para compartilhar com vocês 7 dicas para te ajudar na para te ajudar na decor de lavabos e banheiros pequenos.

1. Seja realista e opte por móveis menores

Quando a maioria das pessoas pensa em seu “banheiro dos sonhos” não o imagina pequeno, bem pelo contrário. Se esse não for o seu caso, perfeito. Caso seja, o primeiro passo é ser realista. Aceite que o seu banheiro é compacto e que os móveis também precisarão ser.

Bancadas e cubas menores são essenciais para que o espaço continue funcional e não fique sobrecarregado. Outra dica é levar em consideração as proporções do ambiente para aproveitar melhor os espaços. Por exemplo, se ele for mais horizontal, opte por uma bancada que acompanhe esse desenho. Idem para o caso de o espaço ter um formato mais quadrado.

2. Seja criativa

A criatividade é lei para a decoração, principalmente nos casos em que o espaço é menor e que cada centímetro vale ouro. Por exemplo, se a bancada tiver pouca profundidade, que tal optar por colocar a torneira diretamente na parede ao invés de na própria cuba? Outra dica é aproveitar a própria bancada para fixar o porta-toalha, deixando assim as paredes livres para nichos e outros acessórios.

3.Aposte na decoração vertical

Faça das paredes sua aliada não só para decorar, mas também para guardar produtos de beleza, toalhas limpas e tudo mais que for necessário. Aposte em nichos, prateleiras e ganchos para pendurar. No caso dos lavabos ou banheiros sociais, vale investir em uma prateleira com cestinhas de produtos de emergência, como absorventes, remédios e etc - assim, seus convidados se sentem mais à vontade e não ficam constrangidos caso precisem de alguma coisa.

Outra dica, agora mais voltada para a decoração, é abusar das cores nesses mesmos elementos. Amarelo, turquesa, preto e verde são algumas das dicas de tons que vão bem nesse ambiente - além dos tons pastéis. Vale também apostar em um espelho horizontal que ocupe boa parte da parede, o que ajuda a dar uma sensação de amplitude, deixando o espaço maior. Complemente fixando as prateleiras e nichos sobre o próprio espelho.

4. Prefira tons neutros

Falando em cores: de modo geral, invista em tons neutros. Isso não significa que seu banheiro precise ser all white, mas, para que não fique sobrecarregue e pareça menor, opte por tons claros, acizentados e terrosos. Vale investir em pastilhas e, como falamos antes, nichos e estantes de outras cores para contrastar e criar um efeito legal na decoração do espaço. Além disso, tons pastéis também são sempre bem vindos na decoração de banheiros.

    5.Azulejos geométricos, a tendência de 2016

Para fugir um pouco da sobriedade dos tons neutros, também vale investir na tendência de 2016: os azulejos geométricos, ideais tanto para paredes quanto para o piso. Com eles, as possibilidades são muitas, visto que existem diversas opções no mercado. Do monocromático ao colorido, escolha o modelo que mais lhe agradar e invista sem medo.

Outra dica que vai super bem com os azulejos geométricos - e que é outra tendência que vem se desenhando - é o uso de acabamentos em dourado. Aposte em torneiras, registros, puxadores, chuveiro e etc.


6. Decoração de lavabo: quadros e papel de parede

Por não ter chuveiro, o lavabo acabo sendo uma área de umidade controlada, ou seja, está liberado investir em quadros e até papel de parede - caso a parede seja de alvenaria. Brinque com as cores e crie uma paleta de cores que combine com seu estilo preferido.

Uma combinação que sempre vai bem é aliar tons neutros - branco, cinza e preto - com alguma outra cor para dar mais vida ao ambiente, deixando o espaço super moderno. Se preferir um estilo mais romântico, aposte no branco com tons pastéis.

1.    7. Bandeja, cestos e flores

 Se o seu banheiro dispor de um pouquinho mais de espaço, vale a pena investir em alguns elementos super fáceis de encontrar e que dão outro visual para o ambiente. Bandejas de aço escovado, douradas, espelhadas, de madeira ou vime ficam um charme sobre a bancada, próxima à pia, e podem abrigar perfumes, cremes e outros produtos.
  
Já os cestos são perfeitos para colocar em nichos, prateleiras ou sob a bancada da pia - caso não tenha um armário. São perfeitos para abrigar toalhas limpas, rolos de papel higiênico e produtos de higiene.

 Por fim, o uso das flores é puramente decorativo. Podem ser artificiais ou naturais e são ideais para adicionar cor ao ambiente. Caso opte pelas flores naturais, fique atento às necessidades da plantinha. Escolha espécies que não precisem de muito sol e que suportem bem a umidade - no caso dos banheiros. Cactus, flor-da-fortuna e violetas são algumas das dicas.

Esse post foi uma colaboração da Paloma Kussler da Tibério Construtora.

2 comentários:

  1. O seu ficou lindo, realmente o papel de parede dá uma super diferença e os quadros um charme a parte. Tb gosto muito das badejas acho que fica um mimo

    Ótimas dicas!

    Bjus
    Taty
    http://ansiosapracasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Lá em casa só tem um banheiro né, e graças a Deus ele já está arrumadinho =) Na parede principal, a do espelho, nós colocamos madeira ! =)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blog Dona Ingrid © Copyright 2014.I Layout por Papeterie d'amour-Design I Programação por Heart Ideas – soluções criativas.